terça-feira, 29 de junho de 2010

A RECICLAGEM

RECICLAGEM


. .
.
PAPEL RECICLADO

A maior parte do material de comunicação da FreeWay é impresso em papel reciclado. Para a produção desse material, nenhuma árvore é derrubada.



O LIXO

A Natureza é muito eficaz em relação ao tratamento dado a ela para o lixo. Animais e plantas mortos apodrecem e se decompõem. Neste processo, larvas, fungos, bactérias e minhocas colaboram para transformá-los, e os restos orgânicos voltam para terra, enriquecendo-a. Infelizmente não podemos dizer o mesmo em relação ao tratamento que o homem dá para o lixo que fabrica. Resíduos colocados a céu aberto são fontes de graves riscos sanitários e ambientais. Uma solução para o lixo produzido pelas nossas mãos é a reciclagem: um processo de reeducação e mudanças dos nossos hábitos para a colaboração da diminuição de danos causados à Natureza. Com a reciclagem, os materiais que chamamos de lixo tornam-se matérias primas para a confecção de novos produtos. Os principais materiais recicláveis são: papel, plástico, metal e vidro.

Na indústria de papel são gastos aproximadamente 500 litros d"água para cada quilo de papel fabricado. Cada tonelada de papel reciclado economiza de 17 a 20 eucaliptos com 7 anos de idade.
O lixo orgânico representa mais de 50% do lixo domiciliar. Devidamente separado, pode ser reciclado e transformado em adubo.
UM CONSUMIDOR MÉDIO DESCARTA, EM UM ANO:
90 latas de bebida
107 garrafas ou frascos
45 kg de plásticos
70 latas de alimento
2 árvores gastas como papel
10 vezes o seu próprio peso em refugos domésticos
AJUDE A DIMINUIR ESTES NÚMEROS: REDUZA OS PADRÕES DE CONSUMO E SEPARE O SEU LIXO PARA PROCESSO DE RECICLAGEM

Ao aproveitar matérias primas:
· Reduzimos a exploração de recursos naturais, pelo retorno de materiais ao ciclo econômico;
· Reduzimos a quantidade de lixo que necessita de disposição final, aumentando a vida útil dos aterros;
· Possibilitamos que o adubo produzido pela usina de compostagem apresente uma qualidade superior (a separação feita na própria fonte geradora faz com que o lixo comum seja composto quase totalmente de matéria orgânica).

No Brasil, são geradas diariamente 241.000 toneladas de lixo, sendo 90.000 de lixo domiciliar. Só na cidade de São Paulo são geradas aproximadamente 14.000 toneladas de lixo por dia.
Ao invés de consumirmos mais, deveríamos consumir melhor. É só lembrar dos 4 Rs: Reduzir o consumo; Reutilizar o for possível; Reciclar materiais; Repensar os hábitos de consumo e de descarte.


O QUE PODE SER RECICLADO?
Vidro: Plástico: Metal: Papel :
Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer uma das embalagens acima.
Potes (de todos os tipos), embalagens (de detergente, shampoo, água sanitária, etc), tampas (de todos os tipos), sacos (de leite, de arroz, etc) Latas, tampas (de refrigerante, cerveja, conservas, etc), arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de pasta dental, alumínio, cobre e outros. Revistas, jornais, papeis, caixas de papelão (de todos os tipos)
O QUE NÃO PODE SER RECICLADO?
Vidro: Plástico: Metal: Papel :
Espelhos, vidros de janela e box de banheiro, vidros de automóveis, cristal, lâmpadas, formas e travessas de vidro temperado, ampolas de remédio.
Celofane, embalagens longa vida, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis. Pilhas normais e alcalinas, filtros de ar para veículos, latas enferrujadas. Papel higiênico, guardanapos com comida, copos siliconizados, papel laminado, papéis plastificados (embrulho de bolacha), papel carbono

Nenhum comentário:

Postar um comentário