terça-feira, 29 de junho de 2010

COLETA SELETIVA

Coleta Seletiva de Lixo
Saiba o que é, definição da palavra e links relacionados


Coleta seletiva: bom para a economia e meio ambiente


Definição

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.


Links relacionados

Reciclagem - preservação do meio ambiente
Poluição Ambiental - definição, saiba o que é Poluição Ambiental
Ecologia e saúde - saúde, animais, doenças, meio ambiente
Desenvolvimento Sustentável - o que é, importância, sugestões
Meio Ambiente - preservação, poluição, equlíbrio ecológico
Aterro Sanitário - o que é, importância, depósitos de lixo
Chorume - o que é, lixo, tratamento
Lixo Orgânico
Compostagem
Materiais não recicláveis

A RECICLAGEM

RECICLAGEM


. .
.
PAPEL RECICLADO

A maior parte do material de comunicação da FreeWay é impresso em papel reciclado. Para a produção desse material, nenhuma árvore é derrubada.



O LIXO

A Natureza é muito eficaz em relação ao tratamento dado a ela para o lixo. Animais e plantas mortos apodrecem e se decompõem. Neste processo, larvas, fungos, bactérias e minhocas colaboram para transformá-los, e os restos orgânicos voltam para terra, enriquecendo-a. Infelizmente não podemos dizer o mesmo em relação ao tratamento que o homem dá para o lixo que fabrica. Resíduos colocados a céu aberto são fontes de graves riscos sanitários e ambientais. Uma solução para o lixo produzido pelas nossas mãos é a reciclagem: um processo de reeducação e mudanças dos nossos hábitos para a colaboração da diminuição de danos causados à Natureza. Com a reciclagem, os materiais que chamamos de lixo tornam-se matérias primas para a confecção de novos produtos. Os principais materiais recicláveis são: papel, plástico, metal e vidro.

Na indústria de papel são gastos aproximadamente 500 litros d"água para cada quilo de papel fabricado. Cada tonelada de papel reciclado economiza de 17 a 20 eucaliptos com 7 anos de idade.
O lixo orgânico representa mais de 50% do lixo domiciliar. Devidamente separado, pode ser reciclado e transformado em adubo.
UM CONSUMIDOR MÉDIO DESCARTA, EM UM ANO:
90 latas de bebida
107 garrafas ou frascos
45 kg de plásticos
70 latas de alimento
2 árvores gastas como papel
10 vezes o seu próprio peso em refugos domésticos
AJUDE A DIMINUIR ESTES NÚMEROS: REDUZA OS PADRÕES DE CONSUMO E SEPARE O SEU LIXO PARA PROCESSO DE RECICLAGEM

Ao aproveitar matérias primas:
· Reduzimos a exploração de recursos naturais, pelo retorno de materiais ao ciclo econômico;
· Reduzimos a quantidade de lixo que necessita de disposição final, aumentando a vida útil dos aterros;
· Possibilitamos que o adubo produzido pela usina de compostagem apresente uma qualidade superior (a separação feita na própria fonte geradora faz com que o lixo comum seja composto quase totalmente de matéria orgânica).

No Brasil, são geradas diariamente 241.000 toneladas de lixo, sendo 90.000 de lixo domiciliar. Só na cidade de São Paulo são geradas aproximadamente 14.000 toneladas de lixo por dia.
Ao invés de consumirmos mais, deveríamos consumir melhor. É só lembrar dos 4 Rs: Reduzir o consumo; Reutilizar o for possível; Reciclar materiais; Repensar os hábitos de consumo e de descarte.


O QUE PODE SER RECICLADO?
Vidro: Plástico: Metal: Papel :
Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer uma das embalagens acima.
Potes (de todos os tipos), embalagens (de detergente, shampoo, água sanitária, etc), tampas (de todos os tipos), sacos (de leite, de arroz, etc) Latas, tampas (de refrigerante, cerveja, conservas, etc), arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de pasta dental, alumínio, cobre e outros. Revistas, jornais, papeis, caixas de papelão (de todos os tipos)
O QUE NÃO PODE SER RECICLADO?
Vidro: Plástico: Metal: Papel :
Espelhos, vidros de janela e box de banheiro, vidros de automóveis, cristal, lâmpadas, formas e travessas de vidro temperado, ampolas de remédio.
Celofane, embalagens longa vida, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis. Pilhas normais e alcalinas, filtros de ar para veículos, latas enferrujadas. Papel higiênico, guardanapos com comida, copos siliconizados, papel laminado, papéis plastificados (embrulho de bolacha), papel carbono

A INCINERAÇÃO

Consiste na queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores".

É um método de alto custo devido a utilização de equipamentos especiais. Neste método existe uma grande redução do volume do lixo, cerca de 3% do volume original.

No mundo o primeiro incinerador foi instalado na cidade de Nohinglam, Inglaterra, projetado e construído pôr Alfred Figer, em 1874.

No Brasil foi instalado em Manaus, em 1896 pelos ingleses. Em 1958 foi desativado pôr não mais atender as necessidades locais e pôr problemas de manutenção.

Atualmente existem modernos incineradores, inclusive no Brasil, entretanto, ainda existem muitos inconvenientes envolvendo seu uso. O problema mais grave deste método é o da poluição do ar pelos gases da combustão e pôr partículas não retidas nos filtros e precipitadores. Problemas estes muitas vezes ocasionados pela deficiência de mão-de-obra especializada.

Os gases remanescentes da incineração do lixo são: anidrido carbônico (CO2); anidrido sulfuroso (SO2); nitrogênio (N2); oxigênio (O2); água (H2O) e cinzas.

Fonte: www.compam.com.br

Incineração do LixO










A eliminação de resíduos pelo uso do fogo é uma prática bastante antiga. Mesmo hoje, a queima do lixo a céu aberto ainda é praticada nas áreas rurais (queimadas) e em algumas cidades pequenas. A queima de lixo a céu aberto acaba contribuindo para o aumento da poluição do ar.

A incineração controlada é uma parte importante do sistema de limpeza urbana na maioria dos países. Consiste na queima de materiais em temperaturas elevadas (acima de 900 oC). Utilizando uma quantidade apropriada de oxigênio consegue-se uma boa combustão do lixo. Os compostos orgânicos presentes em papéis, madeira e materiais plásticos, são transformados em dióxido de carbono, vapor d´água e cinzas. Deve-se evitar que o lixo a ser incinerado contenha resíduos úmidos ou molhados (como casca de legumes e frutas). A presença destes resíduos provoca uma diminuição na temperatura do forno e perda de eficiência da queima.



O processo reduz o volume do material em mais de 70%, diminuindo a necessidade de espaço para aterros. A incineração é recomendada na eliminação de lixos perigosos como resíduos hospitalares e tóxicos, por exemplo. Em geral, a queima do lixo é realizada em usinas de incineração. Algumas usinas deste tipo são capazes de gerar eletricidade; outras são utilizadas no aquecimento de água em países que apresentam invernos rigorosos.

A incineração do lixo urbano é utilizada em muitos países desenvolvidos. A tabela mostra a porcentagem de lixo que é destinado à incineração em alguns destes países (dados de 1994). Os dois países onde são incineradas as maiores porcentagens de lixo são a Suíça (88%) e o Japão (72%). Nestes países, o calor liberado pela incineração do lixo é aproveitado na obtenção de energia elétrica, além de água aquecida.

Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão:

custo elevado;
mão-de-obra qualificada;
variabilidade da composição dos resíduos e manutenção mais intensa.

PAÍS ATERROS SANITÁRIOS USINAS TRIAGEM E COMPOSTAGEM INCINERADORES
Alemanha 72 3 25
Bélgica 62 9 29
Dinamarca 37 7 56
Espanha 76 16 8
França 50 20 30
Holanda 50 20 30
Inglaterra 90 1 9
Itália 56 10 34
Japão 24 4 72
Suécia 35 10 55
Suíça 6 6 88

Fonte: www.conecteeducacao.com

O ATERRO SANITÁRIO

ATERRO SANITÁRIO

A matéria orgânica contida nos resíduos urbanos sofre decomposição anaeróbica, gerando o biogás bruto. Para utilização desta fonte de energia, cuja combustão libera produtos não tóxicos e não poluentes, foram construídos sistemas de captação de depurações compressão, com uma capacidade nominal de produção de 400 m3/h de biogás purificado. A experiência adquirida durante a implantação e na pré-operação da Usina permitiu o desenvolvimento de novos tipos de poços de captação, de novas formas de selamento das bacias do aterro, e dos equipamentos nacionais adaptados para condições operacionais do sistema de depuração.

INSTALAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS

o local selecionado para implantação de aterros deve possuir características que permitam controlar os riscos de contaminação da água, do ar, e do solo;


ter localização que permita maior racionalização do transporte do lixo coletado em todo município;


ser dotado de amplitude e topografia dominante que possibilite sua utilização por período razoavelmente longo, a fim de amortizar os investimentos necessários à implantação do aterro sanitário;


deve dispor de facilidade e possibilidade de múltiplos acessos;


ser, de preferência, local de baixo valor de aquisição, mas que conte com sistemas de serviços públicos próximas, tais como rede elétrica, de água e de telefone;


ser suficientemente afastado de zonas urbanas, a fim de poupar a população do desconforto visual e de riscos à saúde pública, conservando, no entanto, relativa proximidade dos centros de coleta de lixo;


ser suficientemente afastado de poços e pontos de captação de água destinadas ao abastecimento público e não situar-se em áreas destinadas à proteção de mananciais;


devem, ainda, ser considerado as medidas de proteção ambiental e a lei do uso do solo, além dos possíveis impedimentos sanitários, econômico e políticos, que possam eventualmente ocorrer na escolha da área para afins de aterro sanitário;


deve o terreno ser selecionado, preferencialmente, em áreas que necessitam recuperação, a exemplo de terrenos erodidos, considerando-se também os fatores relativos a oportunidade de desapropriação e facilidade de aquisição.


PLANEJAMENTO


a execução de sondagens em pontos do terreno para identificação do tipo de solo disponível conhecido do nível do lençol de água, do qual depende a definição da cota de início de operação do aterro sanitário, que poderá ser igual ou superior a três metros acima do nível desse lençol de água ;


levantamento topográfico do terreno (planimétrico e altimétrico) visando a definição do projeto, do método ou técnica de aterragem a ser adotada;


volume de lixo domiciliar e do lixo público (de varrição e de capina) atualmente cortado;


fornecimento do número de veículos de coleta, indicando marca, tipo e capacidade dos mesmos;


fornecimento de dados sobre população urbana do município.


CRITÉRIO PARA OPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO


a execução de drenagem de águas pluviais em forma de valetas, com declividade superior igual 2% para as laterais do terreno, a fim de desviar da área de operação as águas pluviais que podem provocar transtornos operacionais e o aumento de produção do líquido percolado;


a drenagem do chorume (líquido de cor negra e odor desagradável, de elevado potencial poluidor, originado das enzimas expelidas das bactérias de decomposição do lixo) que deverá ser feita através de drenos horizontais executados com auxílio de retro-escavadeira e se constituem de uma vala de aproximadamente 60 x 60 cm, enchida com brita n° 3 ou 4 até a altura de 45 cm e recoberta com uma camada de material sintético ou capim seco;


a drenagem de biogás, que poderá ser executada através chaminés verticais de brita, constituídas progressivamente concominante com execução do próprio aterro, equidistante de 30 a 40 m;


a execução desses drenos deverá ser realizada com auxílio de tubos de aço de espessura 1/8" , diâmetro de 35 cm e de 300 cm de comprimento, colocados verticalmente no aterro desde sua cota de início de operação e enchidos com brita n°4 ou 3;


à medida que às camadas de lixo venham se sucedendo em volta do tubo, esses devem ser progressivamente içados pelo trator, através de alças dispostas em sua extremidade superior, deixando a massa de lixo a "chaminé" de brita, caminho preferencial de percolação de gás através do lixo em seu movimento ascendente;


deverá ser dotado um trator de cateiras com lâmina para empurrar e compactar o lixo, cobri-lo com terra, abrir valas, manter os acessos em condições de uso e executar cortes para a retirada da terra, que será utilizada como material de cobertura;


a compactação de lixo e da cobertura com terra deve se desenvolver com o trator operando de baixo para cima, em plano inclinado, repetindo a operação de 3 a 5 vezes sobre a camada de lixo;


o material de cobertura deve ser retirado por escavação antecipada na própria frente de trabalho ou em local indicado no projeto específico;


a altura das camadas de lixo compactado deverá variar de 0,60 m a 1,50 m de cobertura com terra de 15 a 30 cm;


a cobertura final do aterro poderá ser de aproximadamente 60 cm de terra compactada, com declividade uniforme da superfície de1 a 2, para permitir o escoamento das águas pluviais;


as várias camadas de lixo/terra compactadas vão se sucedendo até atingir a cota final prevista de projeto.


TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DOS ATERROS

Técnica da trincheira: após a escavação da trincheira com dimensões adequadas à operação dos equipamentos utilizados no aterramento, o lixo é depositado e confinado em um dos extremos da trincheira, em camadas sucessivas de células de 2 a 4 m de altura. No fim do dia o lixo será coberto com material escavado da trincheira, quando a trincheira estiver cheia, novas camadas de células poderão ser superpostas, escoradas por diques de contenção construídos com terra anteriormente escavada da trincheira.

Técnica da rampa: após a terraplanagem da área, compacta-se o lixo de baixo para cima junto a uma rampa e cobre-se o lixo com terra. As camadas de lixo poderão ser superpostas para um melhor aproveitamento da área, desde que as camadas interiores estejam bem compactadas.

Técnica da área: é utilizada em locais onde a topografia é bastante apropriada ao recebimento do lixo sobre a superfície, sem alteração de sua configuração natural. O lixo é descarregado, disposto, compactado e coberto

o Lixão


Há anos, com frequência ouvimos falar sobre o lixão, sua localização, ações na justiça,contestações sobre a forma do contrato de aluguel da área, o método descontrolado de tratamento dos resíduos, reuniões e palestras sobre o tema, metas não cumpridas acordadas com o FEAM e o COPAM.

Então, resolvemos mostrar a história do lixo doméstico produzido em Lagoa Santa, através de imagens reais, para que cada cidadão possa tirar suas próprias conclusões:




situação do lixão municipalInicia-se o ano de 2004 e ainda existe uma polêmica discussão sobre o local onde é despejado o lixo doméstico que é coletado e transportado pelos caminhões da Prefeitura.
Desde 1997, a questão do lixo ocupa espaço na mídia , Justiça, Executivo, Legislativo e opinião pública.
A seguir, mostraremos a trajetória dos lixo durante os anos:
01 - O primeiro caminhão de coleta de lixo foi adquirido em 1976, no mandato do Prefeito Elizeu Alves da Silva. O modelo do veículo era tipo tanque, com parte superior removível. Assim foi oficialmente iniciada a coleta de lixo na cidade.
02 - Em 1997, através do Projeto de Lei nº 1.092/97 de 26/08/97, houve a desapropriação de 35mil metros quadrados pertencente ao ex prefeito Jorge Alcici, e a desapropriação de uma área de 41mil metros quadrados pertencente a Ephigenia Pinto de Oliveira e outros, com a finalidade de ser instalado um lixão. Não foi dado ao local a alegada utilização, que poderia estar sendo plenamente usado para tal fim, evitando-se despesas com aluguel.
03- Na década de 80, o Poder Público ampliou sua frota de caminhões, e alugou uma área da Fazenda Capão Redondo, no inicio da estrada da Penha, atrás do bairro Joá, de propriedade do falecido Áureo Viana, para abrigar o lixo. Tal local trazia a vantagem de estar a 3 Km da área urbana, mas também a 2 Km do Rio Das Velhas.
Vale comparar com o atual lixão, que fica a 300 metros do Rio das Velhas e a 12 Km do centro.
O terreno alugado na Fazenda Capão Redondo tinha o inconveniente de ficar às margens da estrada da penha, no alto de um morro. Tal localização fazia com que a corrente de vento espalhasse os materiais leves, como plástico e papéis. Os resíduos líquidos (chorume), por infiltração no terreno, poluía as barragens e o lençol freático.
04- No início do segundo mandato do Prefeito Genesco Aparecido, foi rescindido o contrato de aluguel com a proprietária da Fazenda Capão Redondo, Antonia de Salles Viana.
05- Foi escolhida então uma nova área, que fica a 10km do local anterior, com acesso pela mesma estrada da Penha. Efetivou-se a locação deste novo terreno, de propriedade do Vereador Pedro Paulo de Abreu (Vereador Pedro de Loro) em condomínio com seu irmão Fernando Antônio de Abreu, denominado "Coqueiros e Alparcatas".
O referido local encontra-se, de acordo com a Resolução CONAMA nº 13, dentro da área circundante "APA CARSTE LAGOA SANTA", considerada área de preservação permanente pelo Código Florestal.
Como ponto negativo da nova área podemos destacar que a ela encontra-se em um local mais distante, a 300m do Rio das Velhas, podendo ocorrer a poluição do lençol com os citados chorumes.
CONCLUSÃO : Deve-se ressaltar, antes de mais nada, que é previsto em uma deliberação normativa do COPAM a transformação de todos os lixões em aterros controlados, com isolamento de área, drenagem da água da chuva, proibição de catadores no local e compactamento e recobrimento do lixo, pelo menos três vezes por semana
É difícil entender como, em um município com mais de 200 km², sempre foram escolhidos como depósitos de lixo locais próximos ao Rio das Velhas, mesmo tendo uma área desapropriada de 71mil metros quadrados. Além disto, o município ainda está à procura de outra área.

06- Atualmente, a frota de caminhões destinados à coleta de lixo é composta por 06 unidades, em média. Mas vale lembrar que nem todos os carros operam conjuntamente no mesmo dia, pelo fato da frota ser antiga e sempre haver problemas mecânicos.
A produção atual de lixo doméstico da cidade alcança 30 toneladas, sendo que, em média, somente 70% é recolhido pela coleta oficial. O restante é despejado em lotes vagos, ruas e passeios com matos altos, sem capina. Além disto, existem aqueles que queimam o próprio lixo.
O ciclo da coleta de lixo é o mesmo que há 10 anos atrás, ou seja, em média, três vezes por semana.






Jogos do Brasil

O Brasil vence o Chile por 3 a 0 tirando o chile da copa.O Jogo do Brasil contra Portugual ficou empatado 0 a 0

terça-feira, 22 de junho de 2010



O Brasil pode perder a sua posição se perder por Portugual fica na primeira posição e o Brasil em segundo lugar,e ficando nas oitavas de finais.




terça-feira, 15 de junho de 2010

Mundo da copa







História das Copas do Mundo
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.
Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) /
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad)




Copa do mundo na África em 2010

A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior, para a Alemanha. A Copa do Mundo de 2010, a primeira na África, será o maior evento esportivo em um continente que nunca sediou as Olimpíadas. A decisão tomada pela FIFA em maio de 2004 estabeleceu na Suíça que a África do Sul será a sede da Copa de 2010.
A África do Sul, como anfitriã, será a única seleção pré-classificada entre os trinta e dois países que participarão da Copa de 2010, já que pela nova regra o campeão da Copa anterior não garante vaga automática para o Mundial.
A África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura, apesar de não ser uma potência nas edições anteriores em que participou (1998 e 2002), sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. Apesar disso, a seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996.Os times africanos vêm ganhando destaque nas últimas edições do Mundial. Dentre os feitos mais destacáveis podemos listar as participações inesquecíveis de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e de Gana em 2006. Isso deu novas olhares ao continente, trazendo como resultado a realização da sua primeira Copa do Mundo de Futebol



competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.




Brasil foi campeão da copa do mundo 5 vezes -1958 -1962- 1970 -1994 -2002



GOLEIROS



JulioCésar
Gomes
Doni



LATERAIS



Laterais
Maicon
el Alves
Gilberto
Michel Bastos



ZAGUEIROS



Zagueiros
Juan
Lúcio
Luisão
Thiago Silva



VOLANTES

Gilberto silva


Felipe Melo
Josué


Kleberson





MEIO

Elano
Ramires
Kaká
Júlio Baptista


Atacantes



Luis Fabiano
Nilmar


Robinho


Grafite


Curiosidade da Copa


Curiosidades – COPAS DO MUNDO
Escrito por edicarlos em quinta-feira, 13 agosto 200915 comentários
Abaixo temos uma lista de curiosidades a respeito das copas do mundo, um dos eventos esportivos mais vistos no mundo.
- Na copa de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu único adversário, desistiu.- Primeira vitória brasileira em Mundiais: 4×0 na Bolívia (22/07/1930).- Deste de 1990 copa da Italia o vencedor do primeiro jogo da semi final perde a final 1990 Argentina1994 Italia1998 Brasil2002 Alemanha- E que tambem nem um dos vices marcou gol na final?- Primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi marcado por Preguinho, contra a Iugoslávia (17/07/1930).- Primeiro gol das Copas: Laurent (FRA) contra o México (em 13/07/1930).- Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales se recusaram a participar da Copa do Mundo de 1930.- Na Copa de 1970 os italianos desenvolveram um sistema de jogo chamado “catenaccio”,onde a defesa possuía um maior número de jogadores e partia para o contra-ataque para fazer os gols.- Os Holandeses também desenvolveram seu estilo na Copa de 70, o chamado “futebol total”,onde os jogadores eram atacantes e defensores ao mesmo tempo.- Na Copa de 82 foi aumentado de 16 para 24 o número de finalistas na competição.- A única vez na história da Copa do Mundo que uma partida da final foi decidida nos pênaltis foi na Copa de 1994.- A primeira seleção a receber a Taça da Copa do Mundo da FIFA foi a da Alemanha Ocidental, em 1974.- A taça original da Copa do Mundo, Jules Rimet, é de ouro maciço de 18 quilates, e possui 36cm de altura e 4,9 Kg.- O primeiro árbitro Brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo foi Arnaldo César Coelho (1982), seguido por Romualdo Arppi Filho em 1986.- A única Seleção que participou de todas as Copas do Mundo foi a Brasileira.- Primeira Copa realizada em duas sedes: 2002 (Japão e Coréia do Sul).Fonte: http://www.futebolnarede.com/
copa do